Entidades como a Famazonia tem feito parcerias em prol do meio ambiente. Os principais objetivos da ONG são a conscientização e conservação ambiental, bem como a justiça social. Nos tópicos a seguir, você vai conhecer mais sobre essas iniciativas sustentáveis.

Famazonia e a ADRA

Imagem de reunião entre FAMAZONIA e Copasa
Imagem de FAMAZONIA

Essa primeira apoia ações sociais e ambientais por meio de doações que recebe de pessoas e de empresas. Então, em conjunto com outras instituições, como a ADRA, tem como objetivo principal:

  • A sustentabilidade;
  • Conscientização ambiental;
  • Justiça social;
  • Preservação e conservação do meio ambiente.

A Famazonia entende que a floresta precisa de ajuda e conhece também as necessidades da população que vive na região. Por isso, se reuniu com os diretores da ADRA, a fim de apoiar os seus projetos que tem o intuito de tornar a Amazônia mais sustentável.

Conheça uma das ações em curso

No estado de Roraima, existe uma iniciativa entre a ADRA, Famazonia e o SENAI. Assim, essa parceria oferece aos homens e mulheres da área, a capacitação profissional de pintor de obras.

Com essa opção, essas pessoas podem conseguir um trabalho tanto na construção civil ou ainda ingressar como autônomo. Dessa forma, garantem uma renda para as suas famílias e não se veem obrigados a desmatar a Amazônia.

Projeto Agroflorestal

imagem de mulher em plantação
Imagem FAMAZONIA

Mais um projeto ambiental, desta vez entre a Famazonia e o IDAM, com a missão de incentivar o cooperativismo na área rural de Manaus.

Os beneficiários da ação serão os membros da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento do Tarumã-Mirim (Copasa).

As ONG’s querem estimular o desenvolvimento de modo mais sustentável, por meio da aplicação de SAF’s ou Sistemas Agroflorestais. Então, os cooperados cultivam ali cacau e cupuaçu junto com mogno africano.

Quanto mais pessoas aderirem, mais agroflorestas, o que gera mais sustentabilidade e conservação ambiental. Além disso, tal projeto ajuda as famílias que poderão tirar o seu sustento dali.

Os Sistemas Agroflorestais

Aqui, o objetivo é reflorestar, além de gerar renda ao cooperado. Assim, ela é feita por meio da combinação entre culturas agrícolas e espécies da própria floresta em uma única área.

Com isso, a proposta é usar os recursos (solo e água) de modo mais eficiente, graças ao espaçamento adequado e técnicas ideais de manejo.

O papel das entidades parceiras

A ideia é que o IDAM dê todo o suporte técnico à Copasa, em especial, na parte de gestão da cooperativa.

Em relação à Famazonia, por outro lado, a mesma irá fornecer adubos, sementes e mudas para implantar os SFA’s. Dessa forma, nota-se que os principais benefícios do trabalho por meio de cooperativas são, portanto:

  • O fácil acesso ao crédito rural;
  • Bem como, uma participação mais ativa em programas de comercialização.

A Copasa

Hoje em dia, a cooperativa conta com 78 famílias. Assim, a produção da mesma é no plantio de hortaliças, bem como frutas, das quais ganham destaque:

  • Couve, banana;
  • Alface, cheiro-verde;
  • Cupuaçu e açaí.

Entenda porque a Amazônia precisa de ajuda

A chamada Amazônia Legal teve cerca de 10.476 km² de sua área desmatada, entre agosto de 2020 e julho de 2021. É nesse período, aliás, em que tem início a época de desmate.

Esse índice mostra que houve um aumento de 57% em relação ao período anterior a esse. Além disso, é a pior taxa dos últimos 10 anos.

O Pará, inclusive, foi a região que mais desmatou em julho, 771 km² de floresta, ou seja, 37% do total. Neste estado estão 7 das 10 áreas indígenas mais desmatadas, além de 5 das 10 unidades de conservação.

A importância da Amazônia

Essa região é essencial para o mundo, afinal, ela detém a maior floresta tropical do mundo, bem como a maior bacia hidrográfica. Assim, em conjunto elas equilibram tanto o clima quanto a temperatura do planeta. Também ajuda a regular o ciclo das chuvas.

Outro elemento vital que só reforça a sua importância, é a sua biodiversidade. Dessa maneira, protegê-la é fundamental, a fim de assegurar a sustentabilidade.

As espécies ali presentes servem para produzir remédios, cosméticos e ajudam no controle de pragas.

Fora as vantagens ecológicas, ela também sustenta a cultura indígena, isso porque ali é o lar de várias tribos. Por isso, conservar a floresta Amazônica é importante para a sobrevivência da Terra e dos seres humanos.

Iniciativas que fazem a diferença

O trabalho das ONG’s é muito importante, tanto do ponto de vista social quanto ambiental. A Famazonia, por exemplo, está sempre em busca de recursos, a fim de manter os seus projetos ativos. Tal renda é destinada, em especial, para:

  • A população indígena;
  • Para conservar a biodiversidade da maior floresta tropical do mundo;
  • Reduzir os impactos causados pelas mudanças no clima;
  • Proteger rios e matas.

Como a verba do governo é bastante limitada, é necessário que a população se una a entidades sem fins lucrativos para ajudar como puder nessas causas para preservar a Amazônia.

A Famazonia

Ela apoia diversas organizações não governamentais e tem como objetivo, os 17 princípios de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Ao captar recursos e transferi-los para várias entidades, a mesma consegue gerar impactos bem positivos na vida de muitas famílias e na preservação da floresta Amazônica.

Entidades se unem em prol da floresta

São muitos os desafios quando o assunto é proteger a Amazônia e a sua rica biodiversidade. No entanto, com o suporte de ONG’s como a Famazonia, ADRA e IDAM, é possível vislumbrar um futuro melhor e mais sustentável para todos.

O apoio às cooperativas é um grande trabalho, que além de gerar renda para os produtores e suas famílias, preserva o meio ambiente e ensina sobre a importância da conscientização ambiental.

Ajude as iniciativas ambientais na busca de melhores resultados

Imagem de mulher apontando para apresentação de slides que pede para entrar em contato com a FAMAZONIA
Imagem de FAMAZONIA

Todas as iniciativas aqui citadas têm o objetivo de melhorar a vida da população e salvar a Amazônia. Em resumo, sustentabilidade e justiça social devem estar lado a lado.

Auxilie o Fundo Nacional da Amazônia a fazer a diferença, contribua para o bem-estar da floresta, dos povos indígenas e demais comunidades locais.

Faça a sua parte nas causas sociais e ambientais, saiba mais sobre a atuação da Famazonia e se torne um aliado do meio ambiente.