Cooperativa recebe computadores para apoiar trabalho de agricultores

Cerca de 60 famílias associadas à Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de assentamento do Tarumã Mirim (Copasa) serão beneficiadas com os equipamentos doados pela FAMAZONIA (Fundo Nacional da Amazônia) à cooperativa.

As doações atendem a uma necessidade tecnológica dos agricultores do ramal Pau Rosa, que sentiam falta de computadores ligados à internet e outros maquinários de informática. Com os componentes, a cooperativa poderá prestar serviço de impressão e oferecer serviço de internet aos associados.

Para atender a demanda dos agricultores, foram doados os seguintes itens:

  • Computador com acesso à internet: Essa é uma ferramenta importante para quem deseja investir no crescimento dos negócios por meio de divulgações e comercio online. Além disso, o computador atende a comunidade em serviços de pesquisas e possibilita a Copasa a criar um banco de dados digital das famílias atendidas pela cooperativa.
  • Impressoras: A FAMAZONIA também fez doação de cartuchos e caixas de papéis A4.  O aparelho vai facilitar a impressão de documentos elaborados pela cooperativa e pelos produtores. É importante ressaltar que as impressoras também serão úteis para a impressão de trabalhos escolares dos filhos dos agricultores. Todos os equipamentos doados podem ser utilizados pelas famílias cooperadas.
  • Ar condicionado: A localidade sofre muito com o calor intenso e foi necessário a doação de ar condicionado à Copasa. A instituição tinha um sistema de refrigeração, porém não funcionava. Agora com o novo ar-condicionado, a instituição poderá receber os produtores em um local climatizado, oferecendo maior conforto para aqueles que lidam com sol o dia a todo.

Importância da doação

As doações realizadas pela FAMAZONIA têm como objetivo auxiliar o trabalho dos pequenos agricultores da zona rural de Manaus. Em um mundo tecnológico, aparelho de informática e internet passam a ser uma necessidade básica de todos os trabalhadores, empresas e cooperativas. Ficar sem, significa estar desconectado com o mundo e perder oportunidades.

Antes de entregar os equipamentos à Copasa, a FAMAZONIA fez um levantamento sobre as reais necessidades da cooperativa e dos associados. De acordo com o presidente da instituição não governamental, Claudionor Sequeira, o Fundo da Amazonia enviou técnicos de São Paulo até a zona rural de Manaus para que analisassem de perto a situação da Copasa e fizessem uma análise do que realmente a ONG precisava para atender bem à demanda dos produtores rurais.

“Para nos ajudar, um especialista em tecnologia da informação nos orientou e procurou saber o que estávamos precisando. Tudo foi anotado e analisado. O resultado foi melhor do que esperávamos. Agradecemos profundamente essa parceria que a FAMAZONIA tem conosco. É um trabalho muito importante e que complementa a nossa atuação junto aos agricultores do ramal do Pau Rosa”, afirmou Sequeira.

Já a secretária executiva da FAMAZONIA em Manaus, Sarah Lima, explicou que as ações desenvolvidas pelo fundo visam dois objetivos: ajudar no crescimento da produção agrícola dos pequenos produtores e preservar o meio ambiente. Segundo ela, quanto mais apoio aos agricultores, melhor para a preservação da floresta. Isso porque, com os negócios dando certo, eles não sentirão necessidade de explorar os recursos naturais de maneira ilegal. Tudo é realizado visando o desenvolvimento sustentável.

“É uma gratificação imensa ajudar esses trabalhadores rurais a melhorar a sua produção e alavancar a comercialização dos produtos. Estamos todos juntos nessa luta pelo meio ambiente, pela parte da agricultura, por um mundo melhor, para nós e para os nossos filhos”, ressaltou Sarah.

O que é FAMAZONIA?

O Fundo Nacional da Amazônia é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos que trabalha de forma conjunta com cooperativas e outras entidades que buscam promover a conservação e a sustentabilidade ambiental.

O fundo se baseia nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU. Para alcançar esses objetivos, a entidade faz captação de recursos e apoia projetos e iniciativas que transformam positivamente a vida de quem mora e trabalha na região amazônica, com a finalidade de preservar a floresta e prover o sustento dessas pessoas.

Outra finalidade é impactar e conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente e da biodiversidade para a vida de gerações futuras. Entre os 17 objetivos da FAMAZONIA estão:

  • Erradicação da pobreza;
  • Agricultura sustentável;
  • Combate à fome;
  • Água potável e saneamento básico;
  • Redução das desigualdades;
  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Vida terrestre e vida na água;
  • Consumo e produção conscientes

O Fundo Nacional conta com uma equipe especializada capaz de unir iniciativas e mobilizar recursos para fortalecer a capacidade de ação de iniciativas através de parcerias com instituições filantrópicas. Para isso, são captados recursos por meio de doações de pessoas e empresas privadas. Esses investimentos são utilizados no aperfeiçoamento e na multiplicação de ações de impacto social e ambiental, além de promover transformações com resultados futuros.

Todo esse apoio é importante para que o desenvolvimento sustentável se torne uma realidade na Amazonia Legal.