O rio Amazonas impressiona e encanta pessoas do mundo inteiro por sua beleza e grandiosidade. Assim, descubra alguns fatos curiosos sobre ele, que conta com mais de mil afluentes, possui a maior bacia hidrográfica do planeta e abriga diversas espécies marinhas.

As características do rio Amazonas

Ele é, sem dúvida, o maior corpo d’água do mundo, tanto em volume quanto em extensão. De fato, ele surge na Cordilheira dos Andes, acima de 5 mil metros do nível do mar, percorre a Colômbia e quando chega ao Brasil, ganha o nome de rio Solimões.

Isso até se juntar as águas escuras do Negro, a partir disso, ele se transforma no rio Amazonas.

Possui a maior bacia hidrográfico do planeta

A sua bacia hidrográfica, a maior do mundo, engloba sete países da América do Sul. A sua foz, deságua no Oceano Atlântico, entre o Pará e o Amapá. Ele é, acima de tudo, o habitat de várias espécies de animais marinhos que dependem dele para sobreviver.

Também é muito importante para a floresta Amazônica, afinal, é ele que dá vida a toda a fauna e flora da mesma.

A bacia do Amazonas, inclusive, atrai a atenção de diversas nações estrangeiras, devido à constante ameaça humana ao equilíbrio ecológico desse rio e do ambiente ao seu redor.

Ele é um dos destinos mais buscados, a fim de se observar a vida selvagem e uma das regiões menos exploradas do mundo.

1 – Rio Amazonas versus Nilo: descubra qual deles é o maior

Esse é um assunto que gera muitos debates entre cientistas de diferentes países. Sem dúvida, todos concordam que o Amazonas é o maior em volume do planeta. Mas, quanto a sua extensão, muitos o colocam como segundo colocado.

Segundo a história, o rio Nilo é o primeiro a ocupar a posição de maior corpo d’água em extensão. No entanto, estudiosos do Brasil negam tal fato, já que um novo ponto de nascimento foi descoberto.

Por conta disso, o rio Amazonas teria então, cerca de 6.800 km, ultrapassando o Nilo, que possui 6.695 km no total.

2 – O mistério sobre onde é a nascente deste rio

Por muitos anos, a real localização da origem do rio Amazonas foi especulada por muitos. Da mesma forma que acontece com a sua extensão. Logo, muitos pesquisadores divergem sobre onde, afinal, esse corpo d’água nasce.

A mais comum, entretanto, é que o fluxo do mesmo tem origem no Peru, sendo mais exato, na Cordilheira dos Andes.

Ele percorre então, um longo caminho até chegar no Brasil, por isso, ele possui diversos nomes, por exemplo:

  • Apurimac;
  • Carhuasanta;
  • Lloqueta;
  • Rio Ene;
  • Tambo;
  • Ucayali;
  • Marañon.

3 – Abriga a maior biodiversidade de animais marinhos do mundo

Ele é o rio que tem a maior quantidade de espécies aquáticas em todo o mundo. De fato, sabe-se que ele abriga cerca de 2.500, no entanto, há ainda muitas outras a espera de serem descobertas.

As mais comuns de se encontrar por ali são as piranhas, sucuris, além das enguias elétricas.

Em relação às espécies com maior potencial para o comércio, há o pirarucu, ou seja, um dos maiores peixes de água doce do planeta. Além disso, soma-se à lista, os bagres gigantes, junto com as tartarugas de rios, peixes-boi e golfinhos.

O rio Amazonas também é o lar das capivaras semiaquáticas, aliás, consideradas o maior roedor do reino animal, bem como o ratão-do-banhado.

4 – O homem-peixe

Parece uma lenda de folclore, no entanto, é verdade: um homem atravessou este rio a nado. Assim, tal fato ocorreu no ano de 2007 e o nome do nadador é Martin Strel, que é de origem eslava.

Ele atravessou o Amazonas em 66 dias, isso equivale a 5 mil km. Dessa forma, ele partiu do Peru e mais de dois meses depois, chegou até Belém do Pará.

Uma curiosidade a respeito de Strel é que esse não foi o primeiro rio que ele enfrentou nadando, mas sim o terceiro. Já que em 2000, ele percorreu o Danúbio e em 2002, o Mississipi.

5 – 20% de toda a água doce do planeta vem dele

O rio Amazonas supre cerca de 20% da água doce dos oceanos. Dessa maneira, um quinto da água que chega até eles estima-se que sejam deste corpo d’água.

Ele é tão grandioso, que ele é o maior fornecedor de água doce do mundo. Aliás, sua capacidade chega a ser superior ao somatório dos sete maiores rios do planeta.

Imagem de rio Amazonas

6 – É possível surfar no Amazonas

Pelo menos duas vezes ao ano, quando a lua está na fase cheia e nova, as marés do Atlântico mudam e ficam mais altas. Como resultado, isso força o rio a se afastar, o que ocasiona um furo de maré com grandes ondas de até quatro metros de altura.

Esse fenômeno natural tem o nome de pororoca, que quer dizer “grande rugido”. Aliás, esse é o som que as ondas fazem ao passar pela floresta.

A pororoca

Ela é formada por uma onda gigante que chega a percorrer todo o rio por horas. Em geral, acontece em outubro, época em que o nível da água deste corpo d’água está menor e, em contrapartida, a maré está mais alta.

7 – A origem do nome

Amazonas foi o nome dado para este rio pelo frei espanhol, Gaspar de Carvajal. Assim, ele é conhecido por ser o primeiro europeu a percorrer o mesmo durante uma expedição. Dessa forma, batizou o rio tendo como inspiração a mitologia grega.

Ele declarou que o seu navio havia sido atacado por mulheres que queriam usar os homens ali a bordo para procriar. De acordo com os gregos, essas figuras femininas eram chamadas de amazonas.

As curiosidades e mistérios sobre o rio Amazonas

Os fatos curiosos não terminam aqui. Por exemplo, há uma estimativa de que em apenas um dia, o Amazonas jogue no Oceano Atlântico um volume de água superior a toda a vazão do Rio Tâmisa, o mais conhecido de Londres, durante todo o ano.

Um outro detalhe bem curioso é que a quantidade de terra que o rio despeja no mar é tão grande que o litoral da Guiana Francesa e do estado do Amapá estão aumentando. De fato, a mudança é nítida ao se comparar usando imagens via satélite.