Em junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Você já faz a sua parte por um Brasil mais sustentável? Saiba mais sobre a data e veja como ajudar!

Junho é um mês socialmente importante por celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Atualmente, muitas discussões em torno de melhores práticas em respeito à natureza têm sido feitas, o que vem resultando em uma maior conscientização coletiva em relação ao tema.

Ainda há muito a ser feito, mas já é possível perceber certo impacto no dia a dia das pessoas, que inclusive passaram a procurar por produtos mais sustentáveis. É o que evidenciou o levantamento da WWF, feito pela Economist Intelligence Unit (EIU), que cobriu o período de cinco anos (2016 – 2020) e englobou 54 países.

O resultado mostrou que a busca por produtos sustentáveis na internet cresceu 71%. Além disso, o relatório, que recebeu o nome “Ecodespertar; medindo a consciência, o engajamento e ação global pela natureza”, afirmou que o interesse do público e preocupação com a natureza cresceram 16% em 5 anos.

Inclusive, o Brasil se destacou ao representar 14% de todas as assinaturas em campanhas em favor da biodiversidade e natureza, contribuindo com 23 milhões de assinaturas online. Ou seja, embora ainda seja preciso fazer muito, já podemos perceber os impactos de todas os movimentos pró-natureza.

Mas, afinal, você sabe a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente e como ele surgiu? Continue lendo e descubra!

Como surgiu o mês do meio ambiente

Foi em Estocolmo de 1972 que a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, responsável pela instituição da data, aconteceu. Durante o evento, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou que o Dia Mundial do Meio Ambiente seria comemorado todo dia 05 de junho.

A data, na verdade, foi escolhida justamente por causa do evento, para coincidir com o período de sua realização. Ela representa a necessidade de chamar a atenção para os problemas ambientais e preservação de recursos naturais do meio ambiente. A conferência reuniu 113 países e passou a tratar as questões ambientais, traçando mudanças.

Brasil participou de conferência em Estocolmo

Infelizmente, a presença do Brasil nessa conferência em Estocolmo não foi marcada pelo objetivo de tornar o país mais sustentável. Na ocasião, o ex-Ministro do Interior, Costa e Cavalcanti, afirmou que o propósito naquele momento era desenvolver primeiro e arcar com as consequências da poluição mais tarde.

A defesa brasileira pendia mais para o avanço da economia, mesmo que isso ferisse ainda mais os recursos naturais e degradasse o meio ambiente. Naquele momento, o Brasil assumia as rédeas do que ficou conhecido como “milagre econômico” e implementações em favor do meio ambiente poderia pôr isso a perder. Esse período, inclusive, ocorreu de 1968 a 1973, durante a Ditadura Militar.

Qual é a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

A Conferência de Estocolmo contribuiu para formular novas visões sobre como usamos os recursos naturais e como lidamos com a natureza. Em declaração, foi afirmado a necessidade de ter cautela com os recursos ambientais, visto que não são inesgotáveis como muito se pensou durante anos.

Com isso, foram declaradas diversas necessidades, das quais destacamos algumas:

  • necessidade de descartar corretamente substâncias tóxicas;
  • traçar planos de prevenção da poluição do ar e águas;
  • racionamento de recursos naturais para garantir a melhoria da qualidade de vida de todos;
  • eliminação de armas de destruição, como as bombas nucleares.

Portanto, a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente está pautada justamente na necessidade de reforçar essas e outras ideias em favor da preservação do meio ambiente.

Os objetivos propostos foram cruciais na luta pela natureza e a reformulação do uso de recursos naturais. Além disso, foi um momento em que o meio ambiente passou a ser parte da agenda da ONU. Atualmente, essa data representa a conscientização não só de indústrias, organizações e companhias, mas de toda a população.

III Mês do meio ambiente DGA/Unifesp

Agora, de 7 a 18 de junho de 2021, a Unifesp realizou encontros para debates e reflexões sobre o meio ambiente e sustentabilidade. O evento foi virtual, aberto ao público, e realizado em conjunto com a Gestão Ambiental de todos os campi da universidade. A transmissão aconteceu pelo canal no Youtube e o tema foi “Trilhando o caminho da sustentabilidade”.

O objetivo foi justamente o de propiciar maiores discussões sobre o assunto e incentivar a reflexão, trazendo temas bastante atuais e 19 palestras com especialistas abordando diversos temas pertinentes. Embora já tenha ocorrido o evento, a instituição disponibilizou os vídeos das lives na playlist III Mês do Meio Ambiente da Unifesp, onde você pode conferir tudo o que rolou.

Boas práticas para ajudar o meio ambiente

A destruição constante das ações humanas de grandes áreas da natureza trouxe a escassez de recursos, degradação do meio ambiente e fortes ameaças à sobrevivência de diversas espécies. E a preservação da natureza está ligada à biodiversidade, sem a qual o homem não poderia sobreviver.

Então, mesmo que você pense que suas ações não fariam diferença entre os mais de 213 bilhões de habitantes brasileiros, tenha em mente que se todos pensarem assim estaremos falando de bilhões de pessoas sem fazer nada. Ou seja, sempre que puder, ajude na campanha.

E isso pode ser feito com boas práticas, como:

  • economizando água ao evitar deixar torneiras, chuveiros e mangueiras ligadas de forma indisplicente;
  • economize energia;
  • reduza o consumo de plásticos;
  • evite hábitos consumistas e, ao comprar algum produto, procure saber de sua procedência;
  • pesquise por produtos sustentáveis e, sempre que possível, prefira-os;
  • prefira comprar de empresas que representam responsabilidade socioambiental;
  • separe o lixo da sua casa, evitando misturar lixo orgânico com plásticos, vidros, metais e papéis;
  • sempre que der, reaproveite e recicle;
  • não desperdice alimentos.

Com pequenos passos e mudanças diárias já estaremos contribuindo para uma melhor preservação do meio ambiente. Faça a sua parte!