A Amazônia brasileira além de ser um dos biomas mais ricos do mundo, não deixa de ser fonte de várias iguarias. Alguns exemplos mais conhecidos são:

  • Buriti;
  • Camu camu;
  • Cará Roxo;
  • Pupunha;
  • Tucumã, entre outros.

Essa variedade é comum de ser encontrada nas feiras e mercados da capital do Amazonas. Além disso, são alimentos ricos em nutrientes, que proporcionam muitos benefícios à saúde de seus consumidores.

A seguir vamos especificar alguns alimentos típicos da Amazônia brasileira e suas propriedades. Ficou curioso? Então siga com a leitura!

Buriti

É fruta típica rica em vitamina A. Além disso, mesmo contendo um teor de gordura, é recomendada para dietas, visto seu potencial energético. Só é importante ter um pouco de cuidado, uma vez que produtos ricos em vitamina A podem causar problemas renais e hepáticos, mas isso se consumido em excesso. Recomenda-se preparar o suco da fruta ou fazer sorvetes, mousses, picolés etc.

Camu camu

A principal característica do Camu camu é o fato de ser a fruta que contém a maior quantidade de vitamina C do mundo. É encontrada nas regiões de várzea da Amazônia e recentemente começou a ser produzida em terra firme com o escopo de facilitar seu comércio.

Cará Roxo

É um produto composto por muita fibra e antocioanina, que é coadjuvante no envelhecimento das células do nosso organismo. Seu consumo se dá através do cozimento ou na confecção de tortas e bolos.

Caruru

Recomendado para pessoas que apresentam quadro de anemia, visto que é produto com grande teor de ferro. Pode ser usado em salada e no preparo de alguns pratos quentes.

Jerimum

É produto composto de vitamina A e fibras. Recomendam-se os produtos que apresentam coloração mais forte. É ideal para dietas, uma vez que dá saciedade e é pobre em teor calórico.

Macaxeira

Macaxeira é produto da família das raízes e tubérculos, da mesma forma que o inhame. Apresenta boa concentração de fibras e amido, tornando-se opção excelente de substituição do pão. A forma mais recomenda de consumo é cozida, visto que é a forma de preparo que mais mantém as propriedades.

Pupunha

A pupunha apresenta grande concentração de vitamina A e fibras. As de coloração mais acentuadas são as mais indicadas para consumo, por serem as mais ricas em nutrientes. Ou seja, quanto mais forte a cor, mais rica em nutrientes e vitamina A.

Tucumã

O Tucumã é outro produto rico em vitamina A e fonte de fibras, que são excelentes para o bom funcionamento do intestino. Quanto maior a coloração, maior será a quantidade de vitaminas. Os especialistas recomendam que se compre o produto para ser descascado e higienizado em casa, pois se evita risco de contaminação.

Plantas da Amazônia com poder de cura

Hibisco

A Amazônia brasileira não se resume apenas a frutas ou produtos comestíveis ricos em vitaminas e nutrientes. Um grande destaque do bioma são as plantas que apresentam poder de cura.

Não e à toa que o conhecimento popular indígena dita que sempre há alguma planta para cura de alguma doença. Abaixo reunimos as principais plantas medicinais da Amazônia e suas propriedades contra algumas doenças. Veja:

Açoita cavalo: combate a má circulação sanguínea, o colesterol alto, hipertensão, artrites, diarreia, tumor, entre outros.

Anauera: excelente contra doenças parasitárias causadas por amebas, giárdia e dores no estômago.

Assacu: ideal para o tratamento e prevenção de cânceres.

Banchá: auxilia na desintoxicação digestiva e é um bom diurético.

Confrei: dá estímulo à produção dos glóbulos vermelhos e pode usada como cicatrizante.

Damiana: excelente no combate de paralisias.

Endro: ajuda no combate da insônia.

Fucus: auxilia nos problemas da tireoide, tais como hipertireoidismo e hipotireoidismo.

Guaco: combate as tosses fortes e rebeldes, auxilia na limpeza do pulmão.

Hibisco: Moderador de apetite, laxante natural e diurético.

Ipecacuanha: Usada no tratamento de bronquite asmática e pneumonias.

João da Costa: ajuda no combate de inflamações no útero.

Losna: ajuda mulheres que têm problemas de menstruação.

Murure: ajuda no combate da sífilis.

Nó de cachorro: poder afrodisíaco e estimulante.

Orégano: conhecido nosso no preparo de condimentos, mas também auxilia nas cólicas, enjoos etc.

Porangaba: ajuda nas infecções urinárias.

Quassia: ajuda no combate dos cálculos renais

Romã: ajuda nas infecções da garganta

Sucupira: auxilia no combate do reumatismo

Tília: usada no combate do vírus da gripe.

Umbaúbac: utilizada nos problemas de doenças de pele

Velame: auxilia no tratamento de crises epiléticas graves.

Os principais pratos típicos da Amazônia

Imagem de Amazonas Atual

Maniçoba: prato típico da Amazônia que é produzido com carne, mandioca e chicória. Sua origem é indígena e são usadas folhas de mandioca que precisam ser picadas e cozidas. É prato servido com arroz e farelo de mandioca.

Tacacá: é uma espécie de sopa produzida com jambu e tucupi (espécie de caldo de mandioca), camarão seco e pimentão amarelo. É servido bem quente em cuia ou cabaça.

Peixe: não é nenhuma novidade que os peixes fazem parte da dieta das populações da Amazônia. Basta considerarmos a extensão do Rio Amazonas e seus principais afluentes. Com isso, por ter peixe fresco em abundância, é muito comum encontrá-lo nos pratos.

Pato no tucupi: o pato é servido no molho de tucupi e apresenta um sabor bem específico e exótico. Torra, rala e cozinha com alho, chicória, manjericão e tucupi, depois serve com arroz e farinha de mandioca.