Sabemos que o uso de agrotóxicos é essencial para a manutenção de grandes lavouras e plantações, já que eles protegem as plantas de pestes, parasitas, bactérias, insetos, entre outros. E são facilmente deplorados por todo o território plantado.

Muitos dos aspectos do impacto ambiental registrado pelos agrotóxicos já foram colocados em questão, já que em grande parte eles são negativos. Como por exemplo: o maior poluidor do ar da atmosfera é o agrotóxico, mais do que os veículos em cidades grandes.

Mas o quão importante são os agrotóxicos, no quesito de manter os biomas sustentáveis? A resposta é que ele não é nem um pouco importante para fazer isso. Os biomas são autocorretivos e dependem apenas que o ser humano tome ações sustentáveis de desenvolvimento para não serem destruídos.

Impactos dos Agrotóxicos no ambiente

Como dito anteriormente, os agrotóxicos tem um impacto negativo no meio ambiente. O uso desenfreado ou incorreto dele causa diversos problemas para o solo e água, para os animais, e para os seres humanos que ocupam parte de cada bioma.

Além disto, o uso de agrotóxicos pressupõe que há o desenvolvimento de áreas de agricultura ou de agropecuária. Logo, podemos concluir que para o desenvolvimento desta área em um bioma denso que houveram queimadas e desmatamento para a obtenção de um local apropriado para desenvolver essas atividades.

Impacto dos Agrotóxicos no solo e água

O uso de agrotóxicos em longo prazo, ou médio a curto de acordo com a quantidade usada e como é usada, acaba por poluir os solos das áreas de cultivo e das áreas adjuntas, já que o solo se estende, assim como suas formações subterrâneas.

Destas formações subterrâneas estão incluídos os lençóis freáticos, extremamente importante para a sustentação de vida dentro do bioma. Eles são essenciais para as plantas e para parte da população.

Além do solo, os agrotóxicos são alguns dos maiores agressores contra os rios, tanto devido a deploração aérea deles que acaba atingindo parcialmente os rios, devido ao despejo de dejetos como embalagens, deles e dos fertilizantes.

Segundo o IBGE, os agrotóxicos são os responsáveis pela segunda maior poluição atribuída a rios no Brasil. Ele só fica atrás dos esgotos como meio de poluição fluvial.

Impactos do uso de Agrotóxicos na Fauna

Bem, como os agrotóxicos interferem na flora e nos rios, eles acabam interferindo com a cadeia alimentar e com o hábitat natural de diversos animais. Sendo que um animal sem poder beber da água irá busca-la em outro lugar, assim como comida.

Este animal saindo, ‘move’ seus predadores dos locais habituais e causa um desbalanço no sistema ecológico como um todo.

Ainda há os problemas de contaminação, já que não necessariamente o animal irá sair, mas irá consumir da água contaminada e acabar tendo sérios problemas de saúde.

Inclusive, a contaminação pode acabar extinguindo espécies marítimas que necessitem da água em certas condições para sobreviver.

Da mesma forma que o agrotóxico afeta a água, também causa estes mesmos efeitos no solo e em animais que dependem de plantas para a sobrevivência. Assim como, das próprias plantas e possivelmente de animais que vivem em algum nível do subsolo.

Impactos dos Agrotóxicos na alimentação

Em relação a alimentação ser contaminada, os seres humanos que moram nas áreas dos biomas com índices de uso de agrotóxico sofrem com os mesmos efeitos. Ou seja, tomar água contaminada de lençóis freáticos, banhos em rios e consumo de alimento contaminado, seriam possibilidades de coisas ruins a acontecer com eles.

Entre os efeitos negativo mais comuns contra a saúde registrados do consumo de agrotóxicos estão:

  • Lesões nos rins;
  • Cânceres;
  • Redução de Fecundidade;
  • Problemas no sistema nervoso;
  • Convulsões;

Estes efeitos são melhores observados em seres humanos, devido a tecnologia médica dedicada para encontrar estas doenças ser mais acessível, porém não é coerente concluir que animais de todos os tipos podem sofrer dos mesmos efeitos.

Novos agrotóxicos recebendo aval do Governo

Desde a mudança de gestão do Governo Nacional, atual mandato do presidente Bolsonaro, houve um esforço para aprovação de novos agrotóxicos, junto com a expansão do setor agrícola e de pecuária.

O destaque se deve ao fato de a aprovação de novas substâncias ser a maior quando comparada no período de 15 anos de gestões anteriores.

Bem, quando dizemos novos agrotóxicos podemos presumir que eles são diferentes dos antigos em relação de periculosidade e toxicidade? A resposta é: infelizmente não.

674 agrotóxicos liberados

Este número, de 674 agrotóxicos, é o número oficial do Ministério da Agricultura para o período de 2019 até junho de 2020.

Sendo que o robô Robotex, criado para acompanhar o número de agrotóxicos liberados através do projeto “Por Trás do Alimento”, registra a liberação de 745 novos agrotóxicos.

Esta discrepância se deve ao Ministério dizer que parte dos 745 agrotóxicos já haviam sido liberados, porém só tiveram a divulgação, no Diário Oficial da União, de sua liberação em uma data posterior.

Toxicidade e Periculosidade dos novos agrotóxicos

Segundo dados da Anvisa, instituto que realiza os testes de toxicidade dos produtos, dos 674 agrotóxicos liberados em apenas 11% são pouco tóxicos e 26% não possuem uma classificação de toxicidade por serem muito próximo ao produto técnico de referência.

Ou seja, dos produtos liberados ao menos 63% deles podem ser nocivos à saúde humana, com a as taxas de toxicidade médias (39%), altas (7%) ou extremas (17%).

E para os biomas brasileiros? O Ibama é o responsável pelos testes em água e solo, com testes toxicológicos, físicos, químicos e etc. Com o intuito de verificar a degradação que o agrotóxico pode causar ao ambiente onde ele é usado.

O Ibama julgou que 88% dos produtos podem ser considerados perigosos (36%), muito perigosos (49%) ou altamente perigosos (3%).

Além desses casos mais generalizados temos também alguns mais específicos, como a liberação do uso de agrotóxicos com a substância clorpirifós, que já foi associado com causar problemas de desenvolvimento neurológico em crianças, e a liberação de substâncias que tiveram seu uso proibido em outros continentes e países.

Importância do Agrotóxicos

Os agrotóxicos são muito utilizados devido a sua eficácia em manter as lavouras e plantações em bom estado por um período de tempo mais elevado, além de alguns ajudarem com a produção.

Porém, este benefício faz valer a pena o custo que pagaremos no futuro com o uso desenfreado e irresponsável dessas substâncias? Esta é a pergunta essencial, para o qual a resposta é que: o uso a longo prazo deles trará diversos malefícios e a justificativa do uso constante de agrotóxicos se enfraquece.

Já está na hora de buscarmos outras alternativas na produção e na manutenção das lavouras e plantações, além de buscar por ações de apoio a tal causa para que esta parte essencial da nossa economia não venha a nos trazer problemas muito mais sérios no futuro.