Árvore é um substantivo feminino empregado para denominar aqueles vegetais com caules, troncos e ramificações. A altura pode ser variável e de modo geral as espécies ficam um pouco distantes do solo, formando-se as copas.

A importância das árvores não se restringe apenas ao singelo significado da palavra, mas diz respeito a toda nossa existência. A sociedade que sabe valorizar as árvores está preservando a própria vida.

E neste universo de biodiversidade, destaca-se o Ipê que simboliza nossa nação. Se o pau-brasil dá nome à nossa nação, o Ipê é árvore que a simboliza. Pode medir até cerca de 30 metros e floresce no fim de julho até o mês de setembro.

E ainda pode-se destacar o fato de como os coloridos dos ipês decoram a paisagem e trazem maravilhas para o nosso país. Percebe-se como a natureza é capaz de se impor de forma exuberante ao longo das estações do ano.

E prova de que o ipê é uma espécie nacionalista, é o fato de estar com flores sempre no dia 7 de setembro e nas espécies de ipê amarelo trazer uma das cores da bandeira de nosso país.

Algumas características do Ipê

O Ipê faz parte das espécies do gênero Tabebuia e Handroantus, da família Bignoniace. É famosa pela beleza das flores e distribuição por todo território brasileiro.

As árvores de ipê são caducifólias, isso significa que perdem a folhagem em substituição por flores de cores vívidas. São de grandes portes e gostam de bastante calor e clima intensos.

As flores têm formato de funil e podem ser:

  • Amarela;
  • Roxa;
  • Rosa;
  • Branca;

Ipê vem do tupi, com significado de casca dura. Os índios antigamente utilizavam sua madeira para montar arcos de caças e flechas. De tal modo, em um período remoto os ipês eram matéria-prima de artefatos, dada a qualidade de sua madeira:

  • Madeira densa e resistente;
  • Pesadas e duras, difícil de cortar;
  • Grande resistência e durabilidade;
  • Alta resistência a parasitas e umidades.

Por se tratar de boa madeira, o Ipê possui material de grande valia para alicerce de obras e pode ser utilizado até mesmo para decoração:

  • Vigas;
  • Esquadria;
  • Ponte;
  • Piso;
  • Escada;
  • Peça.

Com isso, é de se perceber que o uso pode ser variado, desde um uso mais decorativo até mesmo um uso voltado para construção civil. Além do fato de que é uma arbórea que é símbolo nacional de nosso país, compondo nosso patrimônio.

Conheça os tipos de Ipê

Ipê com flores amarelas: Pode alcançar até 15 metros. Árvore de flores amarelas que surgem no fim de julho indo até o mês de setembro. É bastante utilizada em decoração e é tido como um dos tipos de maior beleza e exuberância.

Ipê da região da Serra: Tem grande porte, chegando alcançar cerca de 35 metros de comprimento. Árvore de flores amarelas que também florescem entre julho a setembro. É uma arbórea totalmente ornamental, dado suas folhas com tonalidade prateada.

Ipês do Serrado: Mais comum na Amazônia, mas pode ser encontrado em outras regiões como a Nordeste e Sudeste. Sua altura chega a 20 metros. Possui uso para arborização de travessas.

Ipê com flores brancas: Chega a medir até 16 metros. É difícil de ser encontrada no nordeste brasileiro, mas mais comum nas regiões sudeste e centro-oeste. Sua floração é branca, mas pode ser encontrada em tons rosados. Adapta-se bem em terrenos mais secos e pode ser usado para paisagismo.

Ipê com flores rosa: Mais frequente no sul do Brasil, podendo alcançar até 35 metros de altura. Suas flores são de tons rosados a roxos, sendo a espécie mais comum nas paisagens do Sul do Brasil.

Ipê com flores roxas: Possui flores roxas que aparecem entre os meses de julho e setembro. É muito utilizado em decoração e paisagismo. Outro fator que chama bastante atenção no Ipê Roxo é o que diz respeito às suas propriedades medicinais. Através de pesquisas, pesquisadores dos EUA descobriram que o caule do Ipê Roxo possui propriedades capazes de combater células cancerígenas do pulmão.

Ipês Roxos de Bola: Apresentam flores roxas, mas a floração ocorre entre os meses de maio e agosto.

Mas, afinal, por que o Ipê é tão importante para o Brasil?

Como visto, são as mais diversas variedades de Ipê que fazem parte da paisagem do Brasil. E seu uso vai desde o paisagismo até mesmo como matéria-prima para construções de modo geral, dada a boa qualidade da madeira.

Ademais, as espécies de ipê são as arbóreas mais conhecidas de nosso país. Por isso, o Ipê conjuntamente com o pau-brasil são árvores símbolos de nosso país, daí sua importância.

Há quem diga que o pau-brasil é árvore símbolo da nação e o ipê é a flor símbolo.  Com isso, é de se perceber mais uma vez a importância que o ipê tem para nossa nação. Ou seja, trata-se de espécie de patrimônio cultural/natural brasileiro.

Por outro lado, por se tratarem de árvores de grande porte e com madeiras nobres, sua utilização é de suma importância para indústria naval e civil. Além disso, são utilizadas em processos de reflorestamento.

Outro fato muito interessante é que assim que a floração do Ipê-roxo vai diminuindo, a do amarelo já vai surgindo. Isso forma um contraste tão bonito na paisagem e é mais um fator que acaba justificando o fato de ser um símbolo do Brasil.

Cabe ressaltar que embora se tratem de árvores de madeira nobre e bastante utilizada na construção civil, seu uso e corte sem autorização pode ser considerado espécie de crime ambiental, passível cominação legal.

E um uso pouco divulgado, é o uso do Ipê para fins culinários. Saiba que todas as flores de quaisquer tipos de Ipê são comestíveis. E um fato interessante é que o gosto das flores, indiferente da tonalidade, é bastante semelhante entre as variadas espécies.

De tal modo, o Ipê por se tratar de árvore ou flor símbolo do Brasil e presente em praticamente todo território brasileiro nas mais variáveis espécies é, sem dúvida, uma das arbóreas mais importantes de nosso país!